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Sobre meditação


Um dos maiores desafios para mim até hoje no Yoga foi aprender a meditar.

No início eu acreditava que meditar era ficar parado, com as pernas cruzadas, olhos fechados, tentando não pensar em nada. Confessa.... você também achava que era isso!

Pensar em nada é impossível. Nossa mente é viva, criativa e recebemos estímulos o dia todo. Então partindo do meu primeiro entendimento, meditar também seria uma tarefa impossível.

Desapegando da ideia de esvaziar a mente, meditar é simplesmente a consciência plena no presente. A tal presença que se fala tanto hoje.

O fato é que vivemos pensando no passado, e ansiando pelo futuro, enquanto o mais importante é o momento em que vivemos agora.

Vou te contar como foi esse processo para mim:

Meu primeiro desafio foi aprender a respirar. Respirar parece um ato natural, fácil, automático. Te convido então a observar a sua respiração por alguns segundos. Sem alterar o ritmo, tente observar o ar entrando e saindo pelas narinas. Tente perceber o ar preencher os pulmões e depois esvaziar. Por alguns segundos, torne a sua respiração um ato totalmente consciente.

Então através dessa respiração consciente, observe que a mente começa a se aquietar. Permita que os pensamentos simplesmente passem, sem que você se prenda a eles. A sua consciência nesse momento está focada em uma única atividade: respirar. Totalmente presente nesta simples ação.

Para mim, essa foi a forma como eu descobri que é possível meditar.

E então pode ser que você pense: sou super agitado, jamais conseguirei ficar minutos só observando a respiração. Eu também era assim (e as vezes ainda me sinto assim).

O libertador foi, para meditar você não precisa necessariamente estar parado, assentado... meditação em movimento foi a coisa mais linda que eu descobri.

Conhece o Surya Namarkar? Foi assim que eu finalmente consegui meditar pela primeira vez. É uma sequencia de 12 posturas, que alongam e aquecem o corpo preparando para toda a prática de Yoga. Associada à respiração consciente (sim... mais uma vez a respiração), naquele flow eu finalmente consegui a atenção plena, eu finalmente consegui me sentir totalmente focada e presente. Eu finalmente consegui controlar as oscilações dos meus pensamentos. E mais... FOI BOM :)

Hoje para mim, a meditação em movimento se tornou a forma mais fácil de meditar. Mas já consigo após a minha prática de Yoga focar alguns minutos.

Mas para que meditar? Porque as pessoas falam tanto nisso?

Na realidade, a prática de Yoga é uma preparação do corpo para o estado meditativo.

Então, como disse, recebemos durante todo dia milhares de estímulos - televisão, celular, computador, redes sociais, conversas no trabalho, com os amigos, com a família, transito... - e "graças" a esses milhares de estímulos nos tornamos cada vez mais estressados, ansiosos, sem energia, deprimidos... Essa é a realidade da nossa geração. Somos cobrados o tempo inteiro por perfeição, por resultados, então eu te pergunto: quantas vezes você pensou em você hoje? O que você fez por você hoje?

Meditar é tirar um tempo só para você. É um momento de reflexão no silencio, fora da agitação do quotidiano. É uma jornada interior, de autoconhecimento. A atenção plena em você, como centro, focado no agora.

"Meditar é uma questão de superar nossas limitações mentais, nos levando ao descobrimento de nossa essência espiritual e elevando a frequência da nossa consciência."- Rafael Zen.

Através dessa jornada, são incontáveis os benefícios - controle e inteligência emocional, alivio do estres, estímulo da criatividade, melhor sono, melhor disposição, melhor autoestima...

Qual a melhor forma de meditar? Qualquer uma que funcione para você. Aqui te contei 3 formas: através da respiração consciente, através do movimento (surya namaskar) e após a aula de yoga. Existem ainda várias outras. Agora você só precisa mergulhar nessa experiência.


Por Paula Oliveira



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