Buscar

Yoga Online em tempos de pandemia

Atualizado: Mai 18


Confesso que eu sempre tive um pouco de pé atrás com relação ao Yoga Online. Até então a minha visão é de que era necessário estar em um studio, no tapete, com o professor guiando de postura em postura e fazendo ajustes.


Então chegamos em 2.020 e com ele, o COVID-19.


Yoga pra mim é um hobbie, é uma atividade física, é uma filosofia e um estilo de vida. Mas é também o meu trabalho. Então senti aquele frio na espinha: "e agora?".


Quando fechamos, nossos alunos já tinham pago o mês de março, a solução foi continuar nossas aulas pela internet. Mesmo com dois pés atrás seguimos em frente. Era necessário.


Começamos nossas aulas online muito atentas a cada explicação para que o aluno conseguisse fazer corretamente cada postura. Demonstrávamos uma a uma. Evitamos posturas que pudessem causar lesões. A surpresa: a grande maioria dos alunos adorou a experiência.


Cá estamos, exatamente dois meses com o studio fechado, sem previsão de retorno. As aulas continuam correndo, migramos do YouTube para a nossa própria plataforma (sim, o COVID-19 também trouxe oportunidades. Embora a jornada ainda seja longa, desfez crenças, abriu a minha mente, me proporcionou um universo muito mais amplo).


Eu ainda acredito ser essencial o contato com o professor, da energia do coletivo na sala de aula, da vibração do mantra quando entoamos juntos, de ouvir a respiração guiando cada movimento, do calor. Mas hoje eu vejo valor nas aulas de Yoga Online, e eu vou contar um pouquinho para você.


1. Nem todo mundo consegue praticar várias vezes por semana em um studio por causa da rotina (trabalho, casa, filhos...). As aulas online permitiram que nossos alunos pudessem praticar muito mais vezes por semana, justamente pelo conteúdo estar disponível a qualquer momento. Permite que o aluno mantenha uma rotina de yoga além do studio.


2. No nosso caso, como oferecemos mais de uma modalidade, o aluno pode escolher aquela que gosta mais, que mais se identifica. E se gostar muito de alguma aula, ainda pode repetir!


3. Julgamento. Sim, ele existe até mesmo no yoga. Nos julgamos e nos comparamos o tempo todo, por mais que a gente fale que cada um tem um corpo, e cada corpo tem seu próprio tempo e que a beleza da prática é que o olhar deve ser voltado para dentro de si. Então se você não vê o outro, você não se compara. E enfim você começa a mergulhar no seu próprio processo. Na prática online percebi que alguns alunos finalmente se sentiram a vontade, se encontraram.


4. Você pratica em qualquer lugar. Não existem barreiras (exceto um bom wifi). Mesmo de férias, ou em viagem a trabalho, você pode praticar.


5. É mais barato!


O mais difícil é manter a disciplina, a motivação, justamente porque você está sozinho. O famoso "depois eu faço", e aí vai deixando de lado. Então lembre-se: TAPAS - é o esforço sobre si mesmo. Pratique, porque como diz a minha querida mestra: "você pode se arrepende de não ter feito yoga, mas não conheço ninguém que se arrependeu de ter praticado.". A sensação depois da prática é sempre maravilhosa.


Então para praticar yoga em casa, te dou algumas recomendações:

- Escolha um ambiente aconchegante e com pouco barulho. Não precisa de muito espaço. Apenas o suficiente para estender o seu tapetinho.

- Entenda a sua rotina. Que horas você começa a trabalhar, que horas você para. Que horas seus filhos acordam e dormem... e busque um horário que você consiga praticar sem interrupções, ou o mínimo possível (sei que as vezes é difícil), e deixe o celular longe, ou em modo avião.

- Se você não conseguir dedicar 1hr de prática todo dia, não tem problema. Procure uma prática mais curta. Mas esteja 100% entregue, focado e presente. Nem que sejam por 10 minutos.

- Mesmo online, tenha certeza que você está praticando com um profissional, e que se precisar de ajuda ele será acessível.

Clique aqui e conheça nosso studio virtual!


Namastê


Por Paula Oliveira

62 visualizações

TERMOS DE USO E POLÍTICAS

 

IOGUE STUDIO

 

CNPJ: 28571413000145

 

Rua Henrique Badaró Portugal, 287, Sl 07 - Buritis, Belo Horizonte MG - 30575-232

 Contato: +5531993738001 ou contato@iogue.com.br

©2019 by Paula Oliveira. Proudly created with Wix.com